Galeria
Sim, é isso mesmo! Quando o tema é sobre tratamento termico tempera e revenimento aqui com os profissionais da Hipertemp você receberá bons serviços com ótimas condições de pagamento.
NÃO PERCA TEMPO E SAIBA ONDE ENCONTRAR TRATAMENTO TERMICO TEMPERA E REVENIMENTO
A Hipertemp foca seus esforços em criar uma estrutura com sede instalada em uma área de mais de 2.500m2 e localização estratégica, tudo pensando em tratamento termico tempera e revenimento com ótima qualidade.
Ainda focando em tratamento termico tempera e revenimento, é importante buscar um local que ofereça excelente custo-benefício e ótima qualidade, detalhes que passam despercebidos e podem gerar prejuízos futuros para os clientes.
É por esta razão que a Hipertemp é experiente no mercado quando tratamos do segmento de tratamento térmico. Aqui nos empenhamos em garantir o que há de melhor na atualidade para seus consumidores.
Então, aproveite este momento, entre em contato agora mesmo para um atendimento diferenciado sobre tratamento termico tempera e revenimento. Temos um time com colaboradores que possuem amplo conhecimento no ramo, não perca a oportunidade de entrar em contato com o nosso time de atendimento.
ENTENDA UM POUCO MAIS SOBRE A HIPERTEMP
Na Hipertemp você tem o que há de melhor no mercado de tratamento térmico. A empresa oferece opções como ensaio de partículas magnéticas (magnaflux) e consultoria em têmpera por indução com excelente custo-benefício e soluções sob medida.
Seja mais um dos muitos clientes da Hipertemp, empresa que tem sido preferência no segmento pela idoneidade em tudo que faz onde garante uma entrega de excelência de ponta a ponta.
Se curtiu nosso conteúdo, visite outras páginas com conteúdos que podem ajudar naquilo que esteja procurando. Veja abaixo:
- tratamento térmico
- tratamento térmico têmpera
- tempera por indução
- ensaio metalográfico
- tempera de aço
Veja mais sobre Têmpera e Reenimento
Têmpera
Este tratamento térmico consiste em aquecer o aço até a temperatura de austenitização, seguindo-se de resfriamento rápido. Este pode ter várias finalidades dependendo do aço utilizado.
Em aços inoxidáveis e aços alta-liga pode ser realizado com a finalidade de minimizar a presença de carbonetos ou promover a distribuição da ferrita.
Em aços ao carbono, baixa-liga e aços ferramenta pode ser realizado com a finalidade de se obter uma microestrutura martensítica.
A velocidade de resfriamento dependerá da temperabilidade do aço, secção da peça e forma da peça, além da microestrutura final desejada. Sendo assim, pode ser feito nos seguintes meios de resfriamento:
- · Ar;
- · Óleo;
- · Soluções poliméricas;
- · Água;
- · Salmoura.
Os gases mais comumente utilizados para o resfriamento são:
- · Argônio;
- · Hélio;
- · Nitrogênio.
Contudo, esses gases são mais utilizados para têmpera em fornos à vácuo.
O sucesso desse tratamento será função do meio de resfriamento utilizado, da temperabilidade do aço e das condições dos equipamentos utilizados.
Os riscos de deformações e fissuras nas peças temperadas serão tão maiores quanto maior for a severidade do resfriamento. A dureza da martensíta obtida será função direta do teor de carbono contido no aço, porém, quanto mais severo o resfriamento, mais próximo chegará do limite máximo de dureza que esse aço pode atingir.
Revenido
Normalmente este tratamento é realizado após o tratamento de têmpera, com a finalidade de aliviar as tensões residuais deixadas durante a transformação martensítica, diminuir a dureza da martensíta aumentando a ductilidade e a resistência ao choque da peça e também aumentar o tamanho do grão da matriz em sua microestrutura.
Este tratamento pode também ser utilizado com a finalidade de aliviar as tensões residuais deixadas após processos de soldagem, forjamento, laminação, etc.
As variáveis associadas ao bom resultado deste tratamento são:
- · Temperatura de revenimento;
- · Tempo de revenimento;
- · Velocidade de resfriamento;
- · Composição química do aço utilizado.
Este tratamento é, geralmente, realizado em fornos elétricos do tipo poço.