Galeria
É isto! Quando o interesse é por tratamento tempera aqui com os colaboradores da Hipertemp você encontrará profissionalismo com pagamento parcelado por boleto ou cartão.
CONHEÇA MAIS DETALHES SOBRE UMA EMPRESA ESPECIALIZADA EM TRATAMENTO TEMPERA
A Hipertemp objetiva seus reforços em oferecer uma estrutura com sede instalada em uma área de mais de 2.500m2 e investe constantemente em novas tecnologias, tudo isso para garantir que se tenha tratamento tempera com profissionalismo.
Focando na qualidade sobre tratamento tempera, mais do que apenas entregar, o estabelecimento busca oferecer excelente custo-benefício e ótima qualidade, pontos importantes que ficam de fora no planejamento de organizações que não trabalham com seriedade e profissionalismo.
É por tudo isso que a Hipertemp é especializada em têmpera por indução quando se explora o segmento de tratamento térmico. Aqui o foco é entregar tudo que há de mais atual para obter a qualidade final para seus contratantes.
Então, aproveite esta oportunidade, faça uma cotação agora mesmo com nossa equipe para um atendimento personalizado sobre tratamento tempera. Nossa equipe é formada por funcionários bem treinados, aguardamos a oportunidade para tirar suas dúvidas.
DESCUBRA OS DIFERENCIAIS DA HIPERTEMP
Somente na Hipertemp você tem o que há de melhor no mercado de tratamento térmico. É possível encontrar itens variados com tecnologia de ponta como ensaio de partículas magnéticas (magnaflux) e tratamento térmico com excelente custo-benefício e ótima qualidade.
Seja mais um dos muitos parceiros da Hipertemp, empresa que tem se destacado no segmento pela idoneidade em tudo que faz onde garante o sucesso de seus clientes de ponta a ponta.
Se gostou deste nosso conteúdo, aproveite para ver mais materiais semelhantes para aquilo que precisa. Veja logo abaixo:
- tratamento térmico
- tratamento térmico têmpera
- tempera por indução
- ensaio metalográfico
- tempera de aço
Veja mais sobre Têmpera por Indução
Têmpera
Este tratamento térmico consiste em aquecer o aço até a temperatura de austenitização, seguindo-se de resfriamento rápido. Este pode ter várias finalidades dependendo do aço utilizado.
Em aços inoxidáveis e aços alta-liga pode ser realizado com a finalidade de minimizar a presença de carbonetos ou promover a distribuição da ferrita.
Em aços ao carbono, baixa-liga e aços ferramenta pode ser realizado com a finalidade de se obter uma microestrutura martensítica.
A velocidade de resfriamento dependerá da temperabilidade do aço, secção da peça e forma da peça, além da microestrutura final desejada. Sendo assim, pode ser feito nos seguintes meios de resfriamento:
- · Ar;
- · Óleo;
- · Soluções poliméricas;
- · Água;
- · Salmoura.
Os gases mais comumente utilizados para o resfriamento são:
- · Argônio;
- · Hélio;
- · Nitrogênio.
Contudo, esses gases são mais utilizados para têmpera em fornos à vácuo.
O sucesso desse tratamento será função do meio de resfriamento utilizado, da temperabilidade do aço e das condições dos equipamentos utilizados.
Os riscos de deformações e fissuras nas peças temperadas serão tão maiores quanto maior for a severidade do resfriamento. A dureza da martensíta obtida será função direta do teor de carbono contido no aço, porém, quanto mais severo o resfriamento, mais próximo chegará do limite máximo de dureza que esse aço pode atingir.
Revenido
Normalmente este tratamento é realizado após o tratamento de têmpera, com a finalidade de aliviar as tensões residuais deixadas durante a transformação martensítica, diminuir a dureza da martensíta aumentando a ductilidade e a resistência ao choque da peça e também aumentar o tamanho do grão da matriz em sua microestrutura.
Este tratamento pode também ser utilizado com a finalidade de aliviar as tensões residuais deixadas após processos de soldagem, forjamento, laminação, etc.
As variáveis associadas ao bom resultado deste tratamento são:
- · Temperatura de revenimento;
- · Tempo de revenimento;
- · Velocidade de resfriamento;
- · Composição química do aço utilizado.
Este tratamento é, geralmente, realizado em fornos elétricos do tipo poço.